segunda-feira, 23 de abril de 2012

2ª Maratona do Flaviense

Boas. Este fim de semana estive a pescar em Chaves na 2ª Maratona do Flaviense. Prova com boa organização e num dos mais belos palcos da pesca nacional, onde o peixe abunda, mas que no dia de ontem resolveu tirar uma folga.
Ali era permitido pescar à francesa, Inglesa e Bolonhesa.
Dada a escassez de peixe e o desespero de alguns, foi ver alguns dos participante a pescar à Bolonhesa.
Ali estiveram algumas das figuras da pesca nacional, que é sempre bom encontrar neste tipo de prova, e que tal como os restantes, também encontraram muitas dificuldades para dar a volta a peixes muito difíceis.


Profundidade dos pesqueiros em Chaves:
Conheço bastante bem o local, sem dúvida para mim, o melhor local de pesca de competição.
Mas para fazer esta afirmação, terei de excluir 3 zonas que constituem a chamada:

 PISTA DE CHAVES

São elas o TARRAFAL, A CIDADE(Junto às Termas) e o KOSOVO

Em Campeonatos de Clubes, normalmente são marcados estes sectores todos.
O Tarrafal, trata-se de uma zona muito irregular. Poderá ter pesqueiros com 4 metros, bem assim como outros com 2 metros. A largura do rio em alguns locais é bastante diminuta por força do arvoredo que se situa na outra margem. A localização dos pesqueiros, caso o proprietário da moradia lá situada resolva andar a passear, temos de estar sempre a levantar as canas, porque o caminho é estreito e para as manobrar-mos a todo o comprimento entramos na propriedade do referido indivíduo. Por norma, ou quase sempre ganham os pesqueiros da entrada. Trata-se da confluência de um ribeiro com o Tâmega, de profundidade a rondar quase os 4 metros, e a pesca é basicamente de barbos. Mas não quer dizer que não andem lá umas carpas de respeito. O ano passado na fase de apuramento para o Nacional, em sectores de 18, 15 grades. Foi ganho com 5 percas. No domingo, entre todos, os pescadores resolveram não pescar. Grade geral.



A Cidade, bem aquilo é lindo, um paredão de cerca de 2 metros de altura, com uma profundidade que poderá ir até aos 1,8 metros, pescando aos 13 mts.
Vencem sempre, ou quase sempre as pontas à francesa. A única defesa que o meio do sector tem, é de se pescar à inglesa, onde se cravam uns barbos pequenos, de cerca de 80/100 gramas, podendo no meio do lote vir outros de maior porte, ou até um meco de 500 gramas.
À inglesa, os pesqueiros apresentam uma profundidade de cerca de 2 metros.
Pesquei lá na fase de apuramento, e tivemos o prazer de ver uma carpa de grandes dimensões atonada, quando estavamos a preparar o material. Não sei se exagero, mas era sempre para cima dos 3 quilos.




O Relvado, bem isto sim, é o local mais lindo e mais preparado para a pesca de competição.

Pesqueiros todos de fundo quase igual, se os pesqueiros forem marcados a partir do número 8/9(marcados no chão).Profundidade entre os 2/3 metros.

Se marcarem apartir do número 1, então estraga-se tudo. Pesqueiros com 0,50 a 0,80 metros de profundidade, com a agravante de juntar muito peixe miúdo, quando em cima entram os barbos de bom porte.
O Kosovo, tem pesqueiros de profundidade muito variável. Começa junto a um ribeiro, onde todos gostam de ficar, com cerca de 2,5 metros, tornando-se mais fundo, cerca de 0,50 metros nos dois pesqueiros seguintes,voltando novamente aos 2,50 nos seguintes, para acabar junto da Ponte Nova, com cerca de 2 metros.
Penso, que já dei uma ideia do que é a profundidade dos pesqueiros em Chaves.
Mas, chamo a atenção, de que tudo poderá modificar. Eu próprio calhei no " poço " em pleno relvado, um dos pesqueiros mais fundos, e este ano não tem 2 metros de fundo.
Uf, acabei, valeu a pena?



Mais um domingo em Chaves, com mais dois amigos do meu Clube, para dar o gosto ao dedo.
Estava bastante corrente e para segurar a montagem no fundo era necessário utilizar uma bolacha de 20 gr., mas logo que a primeira bola de bicho lá caiu, senti um toque.
Comecei por perder uns peixes, mas nunca deixei de ter toques.
Rapidamente o peixe subiu, e mesmo com a forte corrente comecei a tirar peixe com uma bóia normal de 6gr, a meia água e na queda.





Em 4 horas e sempre a um bom ritmo, acabei por fazer uns bonitos 19 kg.
Estive a falar com uns pescadores de Chaves que tinham tido lá a sua prova interna no passado fim-de-semana e nem queriam a creditar, porque tinha dado pouco peixe.
Já se sabe que em prova é sempre mais complicado, mas mesmo com frio o peixe já vem dar cabeçadas na bola, mal esta toca na água.

Abraço.

Marcelo.

4 comentários:

  1. Bom report Marcelo, ainda por cima o 1º sobre pesca de Rio!

    Ficamos a aguardar o próximo.

    Ab.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde a todos um grande exemplo de um seguidor enviou um execelente report de pesca de rio competiçao

    Obrigado Marcelo

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom termos conhecimento sobre outras modalidades de pesca, neste caso aguas interiores. Parabéns pelo excelente report.

    Abraço

    Pedro

    ResponderEliminar
  4. ...

    Publiquei no meu blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" imagens aéreas de Chaves ...
    Vejam em:

    A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal - Chaves

    Caso julguem interessante, agradeço que coloquem um post com este link no V/ blog.
    Também agradeço a divulgação deste link no Facebook e comentários nos posts do "A Terceira Dimensão" ...
    Obrigado

    ...

    ResponderEliminar