terça-feira, 17 de julho de 2012

Douradas na Ria de Aveiro

Boa tarde Companheiros,

Estava a ver que o Verão passava e nem um report com peixe, conseguíamos publicar, pois as condições climatéricas aqui no Norte de Portugal, têm estado miseráveis com Nortadas sucessivas, que têm impossibilitado a prática deste hobbie que tanto gostamos, quer pelo desconforto que causam, quer pela baixa temperatura das águas, que afastam o peixe.

Apesar de tudo, eu e o Pedro enchemo-nos de "coragem" e de "vestuário quente"...heheheh,  e lá nos mandamos a semana passada para uma pescaria na Ria de Aveiro, apesar das previsões serem bastante adversas.

Chegada a S.Jacinto, por volta das 5 da matina, com o objectivo de apanhar o Bico do Molhe das Vacas, vazio, para fazer-mos a baixa-mar,  mas saiu-nos mais uma vez o tiro pela culatra, pois já desde as 4H, que estava a malta á espera do 1º barco com o mesmo objectivo!!!

Conclusão: Só passando lá a noite com os "ratos" por companhia é que talvez conseguisse-mos esse pesqueiro desocupado...!

Mudança de estratégia e tb por influência do vento forte previsto, toca a rumar para o Cais da 3ª Idade, com as expectativas em baixa, mas sempre na esperança que por lá andassem as nossas desejadas Douradas...

O objectivo desta ida á Ria, também se deveu ao facto de querer-mos testar um isco pouco usado, a norte, os tão afamádos Ralos, abundantes a Sul e já com provas dadas.



Para além deste novo "Pitéu", levamos os habituais Caranguejos Moles, Navalha e Casulo.

Montado o Arsenal de 6 canas, e como a maré ainda estava a subir, as 1ªs horas de pesca foram mesmo para sofredores, já que tinhamos que estar em cima do Molhe com ventos ciclónicos e o sol ainda bastante fraco... faltou pouco para desistirmos, mas como somos pescadores de Fé...hehehh, lá nos aguentamos até á baixa-mar.

Ao fim de 6 horas de pesca, nada de Douradas, apenas, algumas Sarguetas sem medida, sacadas pelo "Especialista" em peixe miúdo (Pedro)..heheheh.

Vamos embora, não vamos, vamos, decidimos ficar para a reponta da maré e mais uma horita a subir na esperança que aparecesse alguma Dourada perdida e ainda bem que o fizemos, pois o "Especialista", teve a felicidade e a destreza de capturar uma Kileira, por sinal a única que por lá saiu, aos poucos pescadores/sofredores que por lá passaram o dia.



Para terminar, o isco que capturou o exemplar atrás mencionado, foram os tais afamádos Ralos!!!!, o que pelo menos serviu para comprovar que funciona, mesmo num local onde não existe...

Esta semana já estou de volta ao trabalho, mas prometo que no fim de semana, lá voltaremos com a mesma vontade, e quem sabe com um novo report...

Abraço.

Miguel



2 comentários:

  1. esta dourada kileira andva destraida hhahhahhahaha

    ResponderEliminar
  2. Va la que o Pedro desta nao se mandou pedras abaixo, entrar pela agua dentro e apanhar um polvo a mao, como ja o fez :))) Boa dourada!

    Abraço Pedro e Miguel...foi um prazer conhecer-te.
    Sao uns bons amigos.

    Victor.

    ResponderEliminar