sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pesca ás Douradas em Espanha (2013)

Boa noite companheiros, passado já algum tempo desde a última publicação, desta vez trago-vos o relato de mais uma incursão a terras de Nuestros Hermanos, para mais uma pescaria ás Douradas, espécie característica desta altura do ano nas famosas Rias Galegas.



Assim sendo e juntando o útil ao agradável, escolhemos o passado Sábado dia 12, data esta que fazia parte do  famoso Festival de Marisco do Grove, e como tal, mesmo que não desse peixe o "petisco" estava garantido!!!





A maré não era das melhores em termos de amplitude, já que as mais produtivas são as de Lua, mas como a preia-mar, coincidia +/- com as primeiras horas de luminosidade do dia, o tempo ia estar bom, a Mariscada estava garantida e a esperança de nos sair uma Burra de 4 ou 5 kgs, habituais nesta altura do ano, lá nos fizemos á estrada por volta das 5 da matina.
Desta vez comigo e com o Terror das Douradas (António Melo), levamos o Cantoná dos Sargos (António Simões), para uma pesca diferente do que está habituado... mas que já começa a gostar...!




Chegamos ao pesqueiro ainda era de noite e contrariamente ao que pensávamos, não estava viva alma e o sossego era total.
Toca a montar 4 canas para a pesca ao fundo e 2 para a pesca á bóia (ah pois é em Espanha também se apanham Douradas á Bóia)...heheheh!
Como habitualmente o Terror das Douradas, foi o 1º a colocar as canas em ação de pesca e logo de entrada (ainda noite cerrada), toca a sacar uma das três Douradas Kileiras do dia.



Escusado será dizer que a n/moral subiu em flecha, aumentando a fezada que com o nascer do dia iria ser desta que as tão famosas Burras iriam dar um ar da sua graça, para nossa satisfação.






Após algum tempo em que o peixe se mostrou activo, mas sem capturas, eis que aqui o "narrador", saca a sua primeira Dourada á Bóia nas Rias Galegas...foi pena que não fosse a "tal", pois a técnica tem sido aprimorada por cá e com as características do local que estávamos a pescar iria dar um gozo a dobrar, mas paciência as grandes não andavam por lá mais uma vez, acabando a manhã de pesca por volta do meio dia com mais uma captura desta vez ao fundo pelo Cantoná!! hehehheh.






Em conversa com um pescador local, foi-nos dito que este ano tem sido bom em Douradas, mas tenho algumas dúvidas até porque não vimos mais ninguém por lá a pescar...



Terminamos o dia com um almoço no Festival de Marisco do Grove, e com a sensação de que fizemos tudo bem para apanhar a "tal", mas ainda não foi desta.
















Para 2014, se Deus quiser e vida permitir, lá voltaremos a tentar.
Abraço.
Miguel Moreira


2 comentários:

  1. muy buenas capturas pero mal hecho no avisar jajaja

    ResponderEliminar
  2. O relato esta muito bom... mas ainda estou a pensar nesse festival do marisco... ta visto o porque de sair poucas douradas :)
    Se a tal nao saiu por la entao vai sair por ca. :)

    ResponderEliminar