quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Caça Submarina em Angola

Após algumas investidas pelas terras de “Nuestros Hermanos”, chega agora a hora do “Pescagrades” visitar as longínquas terras de Angola.
 
Trago-vos o primeiro report por estas bandas, e igualmente a primeira analise que fazemos à Caça Submarina.

Por questões profissionais, resido atualmente em Angola. Os primeiros tempos foram de adaptação, para nesta fase começar a estabelecer algum contacto com a pesca local, que como sabemos é riquíssima.
A primeira vez que visitei a Caotinha – Benguela… fiquei fascinado. Autentico paraíso em bruto… Enormes falésias, águas cristalinas, quentes… brutal. Consegui arranjar uns óculos para dar um passeio, e o fascínio foi ainda maior!
 
A quantidade e qualidade de peixe é um regalo para os olhos de qualquer um. Confesso que me considero fraco caçador… A apneia já teve melhores dias, e também não me meto em grandes aventuras. Logo ali fiquei com a certeza que ia trazer o material de Portugal para cá…
Dito e feito, toca a tratar da logística para trazer tudo. Devo dizer que não tive qualquer dificuldade por parte da companhia aérea no transporte do material. Tinha ouvido dizer que relativamente à arma, faca etc. era difícil conseguir-se transportar…
Eu não tive esses stresses. Arma transportada em tubo de PVC, identificada como material de pesca, e restante equipamento numa mala normal.
Comprei um fato ajustado a este clima (3.2 mm), e o restante é idêntico ao usado em Portugal.
 
Já fiz até ao momento 3 mergulhos nesta zona. Não fosse a distância geográfica (aproximadamente 500 kms de onde resido) e estava lá todos os fins-de-semana.
Optei por mergulhar na mesma área, mas em zonas diferentes para ficar a conhecer.
Caço normalmente à superfície, tentando procurar pedras para esperas e emboscadas.
Também se veem alguns buracos com potencial, ainda não tive o tempo suficiente para investigar.
De assinalar o tamanho das espécies que se encontram.
 
Polvos acima dos 4 kg é mais do que frequente, chocos jurássicos…um deles tinha 3,7 kg, sargos acima de kilo andam em grande numero por estas aguas, juntamente com garoupas, pongos etc. Tivesse eu mais “pulmão”…

Também se veem espécies que para nós não são normais… Enormes peixes balão e outras espécies dignas de figurar num álbum de fotografias. Próxima aquisição… Maquina para fotografar estas belezas únicas.
Mas como sei que é de fotos que a malta gosta… Seguem algumas que comprovam o que por aqui existe. E foram apenas 3 mergulhos… De certeza que existe muito mais e melhor por descobrir.
 
 
Abraço,
 
Pedro Monteiro


3 comentários:

  1. ola Pedro
    grande pescaria e grande texto ficamos a espera de mais .

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado companheiro... Vou ver se invisto um pouco na apeada... Se tiver frutos, farei novo report. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Ótima pesca, muita experiência! http://dicaspescasubmarina.com.br

    ResponderEliminar