segunda-feira, 23 de julho de 2012

Douradas á Inglesa na Ria de Aveiro

Boa tarde Companheiros,

Como o prometido é devido, aqui fica o report prometido...

Mais uma incursão á Mitica Ria de Aveiro, na companhia dos meus Amigos, António Simões, Fernando (Remador) e António Melo, para uma pesca ás Douradas utilizando a técnica de Pesca á Bóia á Inglesa.

Chegados ao local de armas e bagagens, sim, porque para além da pesca também ouve direito a Grelhados, bebidas exóticas (Cubas Livres e Caipirinhas), Minis e Coca-Colas, toca a montar a tenda que as condições do pesqueiro prometiam bons resultados, o que na realidade veio a acontecer.

Canas de Bóia, na água, linhas no tenso entre os 0,18 para aqueles que gostam de arriscar um pouco mais e os 0,26 para os menos experientes, uma brisa ligeira e começam  aparecer as 1ªs "afogade-las" nas bóias Inglesas...uma ferrada aqui, outra acolá, outras a desferrar e a adrenalina a subir rapidamente!!!!

Infelizmente foi sol de pouca dura, já que tão depressa apareceram, como desapareceram...

O Sol já ia bem alto, e o calor apertava, quando decidimos fazer um break, para a "degustação" dos pitéus que levamos para o almoço...!

Ai sim, veio ao de cima a Veia de Barman, do Simões, brindando-nos com umas Cubas Livres e umas Caipirinhas bem agradáveis, que serviram para abrir o apetite á Malta, para os grelhados que se iriam seguir... de Topo mesmo!

Conversa para aqui, conversa para acolá, e já eram duas da tarde quando voltamos ao pesqueiro na expectativa de que com a maré a subir as nossas amigas Douradas, lá aparecessem para n/felicidade!

E não é que apareceram mesmo?

Iscos na água e começam as Embraiagens a cantar...zzzzzzzzzzzzz.....zzzzzzzz.... Ganapão, para aqui, ganapão para acolá...enfim o habitual nesta pesca, quando o peixe entra em força e com vontade de comer...

Escusado será dizer que a taxa de sucesso neste tipo de pesca é baixo, por este ou por aquele motivo..., mas no final do dia sentimo-nos recompensados, já que entre todos tinhamos apanhado alguns bons exemplares...de Douradas e Sargos!

Os iscos utilizados, foram o caranguejo pilado, caranguejo mole e camarão (desta vez os ralos, não funcionaram).

As canas utilizadas foram canas de bóia entre os 5 e os 6 mts.

Acredito que este tipo de técnica não seja muito utilizada na pesca a esta espécie na Ria de Aveiro, mas os resultados estão á vista, por isso.... têm que experimentar!

Nota importante: Com linhas acima dos 0,26, deixamos de sentir peixe!!!!

Espero com este relato ter-vos despertado a curiosidade de experimentarem esta forma de pescar ás Douradas....

Abraço.

Miguel



13 comentários:

  1. Grande teca!
    Deve ter sido um excelente dia de pesca e de pitéus, em boa companhia!
    O que ser quer mais? Que se repita muitas vezes!

    Abraço e parabéns!

    ResponderEliminar
  2. boa tarde a todos tudo isto e pura realidade

    ResponderEliminar
  3. boa noite meus amigos,

    Bem! que dia! sem palavras, e as caipirinhas!ui,ui.
    abraço e parabens pelo report Miguel.

    ResponderEliminar
  4. Boas tardes Srs. Gradeiros, bela teca de douradas e outros esparídeos, sim senhora, tá d'arregalar.

    O Remador tá de mão quente, então depois duns chiripitis não falha uma ferragem.

    Grande malha, continuação de boas caipiroskas.
    Abracinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia
    Pesco por essa zona e não partilho da vossa experiencia no que diz respeito ás linhas.
    Prefiro canas mais longas que permitam estralhos de 5 ou 6mts em fluorcarbono de boa qualidade. Como sabem a visão não é o ponto forte das douradas, já no que diz respeito aos sargos a conversa é outra. Para os exemplares que aparecem na ria com 0,18 se as ferrarem não as tiram. O estralho mais comprido permite que elas não desconfiem quando fazem o 1º ataque para neutralizar a isca. Já as lá ferrei a partir 0,30
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Figueira da Foz,

    É natural que tenha uma opinião diferente relativamente á espessura das linhas que utilizamos, pois isso depende principalmente dos locais onde se pesca; por exemplo se estivermos a falar do Triangulo, 3ª Idade, Molhe Norte, etc, obviamente que com linhas finas não conseguiriamos vingar nenhuma, agora se as procurarmos noutros locais menos rochosos e com menos profundidade, verá o gozo que dá saca-las com este tipo de linhas. Relativamente á capacidade de visão das Douradas,concordo que na pesca ao fundo a espessura das linhas não tem grande influência, agora á bóia quanto mais fino se pescar, mais picadas existirão, provavelmente não devido á invisibilidade, mas á apresentação mais natural do isco (Pilado, Camarão, Caranguejo).

    Ab.

    ResponderEliminar
  7. Mais um report com a habitual qualidade pesca grades. Abraço a todos, parabens pela pescaria. Pena eu não ter podido ir.

    ResponderEliminar
  8. Boas Miguel,
    Grande dia!!!
    Uma teca de bom peixe e uma teca de copofonia, que mais poderia pedir um bom grupo de amigos que além da pesca gosta acima de tudo do bom convívio.
    Quanto à opinião das linhas partilho da vossa opinião, quanto mais fino mais peixe se tranca, tirá-lo é outra conversa, ai pelos vistos não tem fundo rochoso e dá para encalhar bem o peixe, se for num local mais agresivo no que toca a pedras ou a pescar em altura temos de subir a espessura do fio.
    Muito bom o blog, relatos e os conteudos deste vosso espaço, os meus sinceros parabéns!!!
    Abraços e grandes lances

    ResponderEliminar
  9. Boas :D
    Parabéns pela pescaria, muitas douradas sim senhor !!
    Visto que costumam pescar na 3a idade , sabem se ja teem saido lá mais douradas ao fundo, como no ano passado ?

    ResponderEliminar
  10. Boas Anónimo,

    Segundo os relatos que temos ouvido, a pesca ás Douradas tem andado fraca por estes dias na Ria de Aveiro.

    De certeza que nos meses de Setembro e Outubro, irão aparecer em maior nº e tamanho.

    Ab.

    Miguel

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do vosso blog
    abraço para todos

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde,

    Parabens pela descrição e pelo dia :)

    Estou para tentar a pesca à boia contudo a minha experiência para já não passa de relatos como o vosso. Preciso de alguma ajuda quanto ao tipo de pesca e pesqueiros , uma vez que sou de Aveiro. Qual a linha melhor a utilizar? e Iscos? Boias? de 25g? Boia de correr. Estropos de que tamanho aproximadamente? Tenho cana de Boia 5mt e carreto, mas ainda falta alguma/muita coisa. Mas gostaria de experimenta e sentir vá que vale a pena. Desculpem tanta questão.

    Boas pescarias e bons dias de pesca ;)

    Cumprimentos,
    Ricardo.

    ResponderEliminar