quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pesca aos Sargos em Espanha II

Depois de muitas promessas de uma ida à terra de nuestros hermanos eis que o tão desejado dia chegou.


Juntamo-nos quatro amigos, um da Figueira da Foz (Lobo do Mar), outro de Aveiro (McGayver da pesca) e dois do Porto (o Mestre e o Galhalhuso) com um gosto enorme e comum a todos nós – A PESCA. A viagem era longa e assim ficou combinado reunir toda a gente e sair do Porto por volta da 4h da matina. A vontade de pescar era muita que nem eu nem todos os meus parceiros conseguimos dormir tal era a ansiedade de chegar aos pesqueiros para deslumbrar a paisagem azul do mar e claro desafiar os nossos amados SARGOS.
No caminho, como é costume, só de conversa apanhamos peixe que nunca mais acabava, tal foi a quantidade de teorias e recordações de pescarias passadas.


Para mim era tudo novidade uma vez que ia pescar em águas que nunca tinha estado mas as promessas e garantias dos meus parceiros eram muito animadoras. Chegados ao destino eis que numa primeira análise fiquei um pouco desiludido pois pese embora houvesse pesqueiros bons a explorar o mar parecia mais um lago de pimpões. O meu íntimo disse-me que ia ser uma grade (ou não fosse este blog o pescagrades…) para todos mas como a pesca é também o convívio saudável entre todos, o dia de certeza que seria muito bem passado.




Chegados ao primeiro pesqueiro com toda adrenalina lançamos os piões para a água e aguardamos o primeiro exemplar. Eis que o sola ainda mal se via e já o Lobo do Mar tirava o primeiro exemplar de 700 gr. aproximadamente. Em seguida outro para o mesmo pescador e logo pensamos “Vaiser hoje, vamos fazer uma pescaria histórica…”. Puro engano e desilusãoamigos…o peixe esfumou-se do oceano a partir deste instante.Como mandam as leis não podíamos desistir e, assim, fomos de pesqueiro em pesqueiro, de pedra em pedra, desesperados por um sinal dos nossos amigos. Eis que os sinais apareceram e não foram poucos mas para desespero o que comia as nossas fresquinhas navalhas eram…AS BOGAAASSSSSSSS!!!! 1,2,3,4,10 deus me livre, foi uma praga.
Após 7 horas de pesca o saldo eram 2 sargos bonitos e 3 choupas pequenas e eu só bogas!!! Resolvemos então recuperar energias e parar para almoçar…
Acusei um pouco o desânimo de não apanhar nem um exemplar até que havia uma última luz (e que luz!) ao fundo do túnel. Era um pesqueiro muito bonito e diferente de todos os outros pois ali o mar borbulhava por todo o lado criando uma mistura de cores (azul, branco, verde era formidável) na água que pensei “é agora ou nunca…”.

Mal lançamos os piões eis que os nossos amigos finalmente apareceram. Foi o delírio naquelas pedras! Juntamo-nos todos e de uma forma organizada o festival começou. 1,2,3,4,10,18,28 sargalhusos tirados (semgalhalhuso lolol) em 2h30m até cair a noite. Foi uma alegria para todos ver no final a caixa a abarrotar de peixe. Os peixes eram de todos os tamanhos desde as 300gr ao 1,2 Kg sendo que comeram navalha e caranguejo da muda com grande vontade.
Terminada a pesca era hora de regressar e para nossa surpresa o carro onde fomos tinha sido assaltado (cuidado malta onde estacionam) partiram o vidro do condutor e felizmente roubaram apenas 30 euros e tabaco.
Nem assim o dia ficou estragado porque foi um prazer enorme pescar com estes amigos num ambiente fantástico de interação e camaradagem que nos deixou saudade mas com uma certeza que haverá próximos capítulos.
Um abraço
Frederico Meneses



http://www.youtube.com/watch?v=96CTPmxgZGs

2 comentários:

  1. Grande Fred, excelente relato, parabéns pela pescaria!

    ResponderEliminar
  2. Bóa pesca e mellor relato, e unha delicia cando por fin decidense a comer. Noraboa a todos os pescadores.

    A magoa foi o do coche, cada dia hay que ter mas coidado de onde se deixan.

    unha perta compañeiro

    ResponderEliminar