sábado, 2 de abril de 2011

Pesca foz do douro

Mais uma jornada de pesca à borracha no novo paredão da Foz .
Desta vez não houve GRADE  mas dois exemplares  que foram  devolvidos por não ter medida. Estávamos  11 todos preparados para fazer mais uma maré que pelas suas características de grande amplitude prometia  e com o dia de ontem a  temperatura da água a atingir os 22 graus hoje poderia haver mais actividade ,apareceram também  4 barcos a pescar a amostra mas não foi um jornada produtiva para ninguém.


António Melo


3 comentários:

  1. Boas.

    Sou um amante de pesca mas em rios pequenos.
    Gostava de iniciar a pesca no rio Douro. Sabem onde posso encontrar informação, técnicas, isco a usar...etc. A licença tira-se no multibanco?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Licença - Multibanco, pag ao estado/licenças de pesca/pesca apeada/ aguas salobras (se da ponte do freixo para baixo)/ agua doce (se da ponte do freixo para cima).

      Informações de áreas - procurar sempre no site da polícia marítima tem todas as capitaniais deve ver-se sempre onde se quer pescar sobre proibições etc. normalmente pesquiso sempre os de Leixões, Aveiro, entre outros. Para o Douro deixo aqui o link http://autoridademaritima.marinha.pt/pt/pesquisa/Results.aspx?k=edital%20n%C2%BA%201%20capitania%20douro, Nota para qualquer local: Pesquisar SEMPRE o edital nº1 pode não ser desse ano, o que significa que não houveram alterações.

      Técnias - Ao fundo em todo o rio, ao corrico em particular no novo pontão e cais velho (o de pedras ao lado) na foz. Não é que ao corrico seja inviável no resto do rio, mas devido à forte corrente e à presença de muitas pessoas a pescarem ao fundo, a probabilidade de as linhas se emaranharem é aumentada exponencialmente. Por outro lado nos pontões as espécies andam um pouco mais à superfície e os restates pescadores também andam ao corrico.
      À boia, também destes locais, problema a forte corrente que se faz sentir pode trazer a boia para perto da margem (não sou particularmente amante desta técnica no Douro).

      Iscos - À noite iscos que brilhem. Tais como, casulo, lula, .....
      De dia, qualquer um serve embora seja adepto do coreano, tem grande resistencia ao lançamento forte e possui um aroma activo.
      O caranguejo também é sempre ideal, camarão, entre outros iscos. Umas vezes dão uns outras dão outros, depende do que o peixe quiser comer nesse dia para ser sincero, não há um infalível.
      Para o corrico algo com cor, que se ja apetecivel, a borrachinha, camarão, rapala,.....


      Espero que tenha ajudado.

      Eliminar
  2. POUCO QUE SEJA JÁ AJUDOU A PESSOA QUE PEDIU DICAS ;)

    ResponderEliminar