domingo, 27 de março de 2011

Pesca a Borracha Foz do Douro

A pesca a borracha na foz do rio Douro tem quatro pesqueiro que são muito frequentados para este tipo de pesca, são eles o maregrafo, meia laranja, cais velho e o novo paradão.
Destes quatro pontos onde é mais comum a pratica desta pesca são o cais velho e novo paradão. Isto porque a sua construção veio eliminar um pesqueiro que antes era muito frequentado o farolim (Farol de Felgueiras), em todos eles saem exemplares de grande porte.
 Todos estes pesqueiros os lançamentos largos são obrigatórios não quer dizer que não se possa lançar perto, mas na maioria das vezes engatamos o peixe longe isto porque a força da corrente (fieiro) passa longe. O fundo de todos e um misto de areia e pedra por isso temos de saber fazer as ditas paragens com alguma precaução pois podemos passar grande tempo a fazer novas montagens.  
Canas mais indicadas para este pesqueiros são com medida entre 3.90 a 4.5 metros de acção de 120 a 200 gr independentes de serem mais duras ou mais parabólicoas factor que vai mais do gosto de cada um.
Carretos estes dependem muito dos modelos e das marcas mas os mais indicados são os mais rápidos aliada alguma força e de bobines cónicas de preferência com capacidade de enchimento para mais de duzentos metros de linha multifilamento.
Linhas  Carretos são os multifilamentos com diversos diâmetros que também depende muito das marcas mas que variam entre 16mm e os 22mm.
Linhas dos tensos este com tamanhos que variam entre os 2m e 3,5 m ,linhas mono filamento com diâmetros entre 25mm e 35 mm independente da sua rigidez ou elasticidade.
Chumbeiras  utilizam diferentes pesos que variam entre 50 gr e 120 gr e diferente formas. 
                                         

Borrachas as mais utilizadas são sem duvidas as que emitam a loura mas também se usam as que emitam os peixes e os pinguelins todas elas de diversas cores e tamanhos.
                                       
 Maioria destas borrachas não trazem anzóis de origem os tamanhos mais utilizados vão do  1/0 ao 3/0 este  que tenham uma haste comprida e uma boa abertura.

António Melo




1 comentário:

  1. bons dias irei inciar pesca ao corrico para exprimentar. no entanto minha duvida esta em qual carreto devo utilizar, o conselho que me deram foi usar adonis 7000, mas eu acheio muito grande..como orçamento nao e muito. gostaria de saber se este serve para esta modalidade: https://www.decathlon.pt/carreto-avocet-iv-silver-6000-id...

    ResponderEliminar