terça-feira, 6 de março de 2012

BIG FISHING - CABO VERDE

Bons Dias amigos,
Quem gosta de pesca, guarda sempre na memória “aquele” peixe, que nos marcou e figura no álbum de recordações como sendo o grande trofeu.

Pois bem, não fujo à regra. Estávamos em Março de 2009, mais precisamente no dia 19.

Aproveitando uma viagem a Cabo Verde, procurei desde logo arranjar forma de fazer uma pesca embarcada aos grandes exemplares…

Os problemas surgiram logo de início. O grupo em que estava inserido era enorme, mas pescadores nem vê-los. E alugar um barco para pescar apenas era impensável, o valor a pagar era incomportável.

Assim sendo procurei convencer um grupo de 10 pessoas a efetuarem um passeio de barco… Claro que a minha motivação era a pesca. Depois de algumas “lavagens ao cérebro”, estava em condições de marcar a dita faina! E assim foi, pelas 9.00 partimos para o porto de pesca da Ilha do Sal.

Tudo tinha sido tratado através do hotel onde estávamos hospedados, não sabia qual iria ser o barco. Em Africa esperamos tudo, do melhor e do pior, e estava com algum receio, não por mim, mas pelas pessoas que estavam comigo.
Mas tudo correu bem, chegados ao local vejo que o barco reúne todas as condições…





As 10.00 tudo estava pronto. Malta a bordo, 5 canas em ação de pesca.




As duas das pontas tentando enganar algum espadarte, as 3 do meio com “rapalas”.





Perto do meio dia, já com duas horas de pesca e nem um toque, o mestre da embarcação grita
“PEIXEEEEEEEEEEEEEEEEE"




Começo a correr em direção da cana que estava a dar sinal, e começa a luta…Foram aproximadamente 30 minutos de linha para lá, linha para cá…. Lutas titânicas!
Era um bom peixe, pelo menos para mim que nunca tinha sentido nada idêntico.


Quando tivemos oportunidade de o ver a chegar ao barco, o mestre diz que é um Wahoo, um dos peixes mais rápidos do oceano. Lá rápido era…

26 kg, 160 cm.. Fantástico!
Foi uma experiencia única, uma oportunidade para sentir uma força bruta… Este nem era muito grande segundo o mestre.
Mas deu para curtir bastante. Imagino agora como será um espadarte, de 300 ou 400 kg…
Talvez um dia, quem sabe…
Abraços
Pedro Monteiro


5 comentários:

  1. Top Report, Pedro!!!

    Grande gozo deve ter dado "sacar" esse Monstrinho...!

    Ab.

    Miguel

    ResponderEliminar
  2. ainda dizem que a pesca com amostras nao e produtiva .

    ResponderEliminar
  3. No meu caso ñ foi preciso lavagem ao cerebro, e ha minha santa mãe tb ñ...! Ja tinhamos ido pescar para alto mar, ha uns anos, no Alentejo, e adoramos a experiência.
    Pena foi, q mal tocou uma cana, o meu amigo fez-se a ela, depois de alguma luta, deixou o peixe fugir......!! No entanto, qd tocou uma 2ª cana, depois de alguma exitação dos presentes, o meu amigo, lá se fez novamente a cana, e depois é o q vem, um peixito, dos pequenos p eles, e enorme p os tugas...!??
    Mas tas perdoado, "it´s a lifetime"
    Abç,
    Tiago B.
    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiaguito, então que tal companheiro? Espero que estejas bem, e a tua mãe tb. olha lá, o primeiro toque não chegou a ferrar pá, pensavamos que era um Espadarte (foi numa das canas laterais) mas quando se esticou a linha viu-se que não tina ferrado. Ms tens razão, eu estava doido para ferrar um bicho destes, e "apoderei-me" das canas... Tb porque sabia que a motivação dos participantes era o passeio, não propriamente a "ferragem" dos peixitos. Pena que dadas as atuais circunstancias, a probabilidade de nos encontramos noutro evento do genero seja reduzida... Eu ferrei peixe em Cabo Verde, mas tu ferrar ferrar... Foi no Mexico... ahahah

      Abraço amigo

      Pedro

      Eliminar
  4. Eu se pescasse um assim dormi com ele todos os dias.., até me mentalizar que não era um sonho.....

    Experiência fantástica!

    Parabéns.

    Um abraço
    Paulo Santos

    ResponderEliminar