segunda-feira, 28 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Pesca aos Sargos em Espanha III
Como estamos numa altura do Ano, favorável a este tipo de Pesca, nestes locais inóspitos e dificil acesso, onde abunda esta espécie de Esparideo, que tanto valor desportivo tem devido á elevada dificuldade em os capturar e ao seu alto valor gastronómico, levou-nos a mais uma incursão a estes fabulosos pesqueiros!!!
Finalmente e após muitos convites do meu Amigo Fredy, mas que por impossibilidade de agenda quer de um quer de outro, nunca tinhamos conseguido ir juntos, eis que surgiu esta oportunidade e com mais um companheiro 5 estrelas (Filipe), nos fizemos a mais uma aventura, na expectativa que desse-mos com os n/amigos, os tão desejados Sargos de Bitola!!

Partida por volta das 5 da manhã, imbuídos daquele espirito que caracteriza estes verdadeiros guerreiros das escarpas agrestes, com previsão de um dia sem vento, sol e mar bruto;

Chegados ao 1º pesqueiro, toca a montar os "canhões" de 7mts, e com o Mar a rabujar forte e feio, eis que o Fredy, ferra 3 seguidos, revelando-se um o Maior até ao final do dia.

Como o pesqueiro nas 1ªs horas do dia se revelou fraco, percebemos logo que iria ser um dia sofrível, em que teríamos que palmilhar serras e trilhos, para apanhar um peixe aqui outro acolá, mas sempre na esperança que dessemos com um local de peixe encardumado, o que infelizmente não viria a acontecer.

Picamos, quase todos os locais em que o Mar permitia este tipo de pesca (pião), e lá fomos apanhando um ou outro peixe, mas nada da Bitola que desejavamos.
Num dos pesqueiros, quando subi a falésia e enaquanto esperava que o Fredy e o Filipe regressassem, aproveitei para admirar a majestosa paisagem, tirar umas fotografias e fazer dois videos.

Da parte da tarde, saimos da zona onde estivemos, e já na baixa-mar, apanhamos mais 1/2 dúzia de peixes da bitola anterior, totalizando no final do dia 10 Sargos e um Bodião de 2 Kgs!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Pesca aos Sargos em Espanha II
No caminho, como é costume, só de conversa apanhamos peixe que nunca mais acabava, tal foi a quantidade de teorias e recordações de pescarias passadas.

Após 7 horas de pesca o saldo eram 2 sargos bonitos e 3 choupas pequenas e eu só bogas!!! Resolvemos então recuperar energias e parar para almoçar…

Mal lançamos os piões eis que os nossos amigos finalmente apareceram. Foi o delírio naquelas pedras! Juntamo-nos todos e de uma forma organizada o festival começou. 1,2,3,4,10,18,28 sargalhusos tirados (semgalhalhuso lolol) em 2h30m até cair a noite. Foi uma alegria para todos ver no final a caixa a abarrotar de peixe. Os peixes eram de todos os tamanhos desde as 300gr ao 1,2 Kg sendo que comeram navalha e caranguejo da muda com grande vontade.
Terminada a pesca era hora de regressar e para nossa surpresa o carro onde fomos tinha sido assaltado (cuidado malta onde estacionam) partiram o vidro do condutor e felizmente roubaram apenas 30 euros e tabaco.
Nem assim o dia ficou estragado porque foi um prazer enorme pescar com estes amigos num ambiente fantástico de interação e camaradagem que nos deixou saudade mas com uma certeza que haverá próximos capítulos.
Um abraço
Frederico Meneses
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Pesca Embarcada (Leça da Palmeira)
Caímos em cima de um cardume de Peixe-Porco e foi uma tainada durante 1/2 hora, intervalada por algumas boas capturas Tucas... hummm, q bom!