quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pesca aos Sargos em Espanha I




Espero que tenham tido um Feriado de 5 de Outubro, tão bom ou melhor que o meu!!!



Após alguns convites recusados, eis que na passada 4ª feira aproveitando o dia Feriado e com companheiros do melhor (eu, o Melo, Pedro e Raúl), lá fui numa incursão a Espanha, imbuído do espirito de que seria desta...



Quatro Maganos, munidos de material apropriado á pesca que iriamos fazer (Sargos ao Pião), mas com o isco de eleição em mau estado e escasso (Caranguejo Mole), mas com a alternativa da Navalha de Aveiro (vivinha), lá nos fizemos ao caminho por volta das 4 da matina!


Chegada ao local de pesca ás 6.30H (noite cerrada), toca a preparar as tralhas para estarmos em acção de pesca logo que o dia clariasse.



Mochilas ás costas, calçado apropriado, chop-chop, água, canas de 7mts e afins, escolha de pesqueiro, e há hora certa piões na água, que o rebojo prometia.


1º Lançamento, espera, espera, Pião a começar a andar de um lado para o outro e Zázzzzzzzz, ai está o 1º, cana de 7 mts toda dobrar e eu a pensar a 200 á hora, é desta que vou ao malagueiro, mas não, com as dicas do Raúl, lá começo a segurar o bicho, a embraiagem a funcionar, a escoa a traze-lo e a leva-lo de volta, mas aproveitando 2 vagas mais fortes, sem arriscar alavanca-lo, por receio de partir a cana ou o tenso (0,33) e perder o maior Sargo da minha vida, com mt cuidado e mt sorte á mistura, lá o consegui içar até um patamar seco...ufa!



Este já ninguém me tira!!! Era um belo exemplar de quase 1,5 Kg!


Ficamos tds malucos!! hehehe



Adrenalina ao máxmo, pois havia que aproveitar aquele ponto de maré.


2º Lançamento, agora mais para a esquerda, espera, espera e Zázzzzzzzzzzz, outro quase da mesma Bitola. O filme para o vingar foi quase uma cópia do 1º.


Pensava eu quando lutava com o bicho, se um já é bom, dois é demais...heheheh


3º Lançamento, agora para o lado direito (assim não podia ser acusado do peixe só estar no meu sitio), espera, espera e Zázzzzzzzzzzz...outro combate com mais uma trave, quase da mesma bitola...bem nesta altura já estava a ser bombardeado, por uma série de impropérios por parte dos meus Amigos...hehehehe. Parei uns 10 minutos para relaxar e fumar uma cigarrada, pq o melhor ainda estava para vir:



O "Sr.Melo", optou por ficar um pouco afastado (acabou por assistir de cadeirinha...heheh) e tal como os outros "fumegava", por td quanto era lado, quando pensei e disse:


"Vou lançar para o teu pesqueiro e apanhar um nas tuas barbas (a minha confiança estava no máximo). Toca a iscar bem e lançamento para o pesqueiro dele...espera, espera...a água abranda e digo eu alto e bom som, "é agora na paradinha"...e Zázzzzzzzzz...outro, da Bitola do anterior! heheheh


Bem foi o final que mais poderia desejar, fazer esta maldade...mas foi mesmo divertido!


Tou a brincar, "Sr.Melo"!!!


Não sei se foi "praga" ou não, mas a partir daí o peixe deixou de dar sinal (tv só estivessem lá aqueles quatro)...heheheh, para mim ficará como a melhor pesca de Sargos que tive até hoje!


Esta pesca demorou cerca de uma hora.




Durante o dia o Sr.Melo ainda apanhou três de menor porte!


Reconheço que os Deuses, estiveram do meu lado, pois a minha experiência a pescar ao Pião ou á Bóia é nula e naquelas condições isso normalmente faz toda a diferença.


Espero que tenham gostado, porque eu adorei e apesar dos Matulões terem vindo aos meus anzóis, tenhoa certeza que todos os meus Amigos também ficaram Felizes, até porque foi um dia Estrelas em todos os aspectos.


Ab e até á próxima visita a estes quintais fabulosos.



Miguel Moreira




4 comentários:

  1. pois pois srº Miguel naproxima visita a Galiza vamos falar melhor

    ResponderEliminar
  2. De facto grande dia de pesca, excelente convívio, melhores companheiros, grande almoçarada (às custas do mestre de culinária Raul), e peixe de grande porte... A repetir e em breve!

    ResponderEliminar
  3. Eta porreta, esses sargos estão de fazer inveja ao melhor dos labrax's.

    Ab

    ResponderEliminar