quarta-feira, 1 de junho de 2011

DOURADAS PELA MANHÃ

Sábado, 28 de Maio/2011




Mais uma ida á Mitica Ria de Aveiro, desta vez ao mal amado, mas famoso Triângulo (regulador de correntes), para uma pesca ás Douradas, a espécie que faz a delicia de qualquer pescador... Eramos quatro "sonhadores",... puro engano, pelo menos na parte que me tocou a mim...mas eu também nunca fui muito feliz, nem nos meus "melhores sonhos"... heheheh


Após alguns impropérios que não devo aqui transcrever, lá nos posicionamos, nos "sitios possíveis", e mais um contratempo surgia!!!, pois quando ia para montar o tripé, é que percebi que o mesmo tinha ficado no carro (mais stress...!). Após alguma discussão no dia anterior, através de que lado da Ria haveríamos de embarcar, até porque da parte da tarde o trânsito iria estar condicionado em S.Jacinto, optámos por esse local, na expectativa que o 1º barco a partir para os molhes saisse mais cedo que o do Forte da Barra, mas foi puro engano, já que quando chegamos ao pesqueiro, o mesmo se encontrava, quase com lotação esgotada (começou logo ai o meu stress e ainda nem sequer as canas estavam montadas...td isto ás 6 da matina!!! heheheh).

Já com a artilharia toda montada e pronta a disparar, aguardamos que a maré começasse a encher, queimando esse tempo em amenas cavaqueiras, com Malta conhecida de outras jornadas de pesca.

Ao fim de uma hora de enchente, e já com a maré a "rolar" lentamente para cima devido á pouca amplitude, começam a sair os 1ºs exemplares de bom porte...era bom sinal, até porque ainda faltava muito tempo para a praia-mar.

O Tony ferra a 1ª, de um total de 6 ou 7, (uma Dourada acima de Kg), mas por imprudência de um pescador que estava ao seu lado, na hora de a levantar para cima, o dito cujo lembrou-se de puxar a cana e lá se foi um belo exemplar!!!

Entretanto o Raúl, também ferra a 1ª de um total de 5 e eu e o Melo a gradar...para compôr o ramalhete, os parceiros á n/dtª e á n/esqª, era sempre a bombar...com o stress já no Red Line, ferro uma, mas nem 3 mts consegui segura-la (foi-se) e o Melo sem um único toque...muda estralho, muda anzóis, isca assim, isca assado e nada, continuando o parceiro da minha esq, cada tiro, cada melro...Fonix!

Por volta das 11.30h, e já com 3h de pesca, o Melo ferra a 1ª kileira de um total de 3 (eram todas iguais), e eu a continuar a gradar...por esta altura já o Tony e o Raúl, tinham bons exemplares nos sacos...dasse!

Pescamos até ás 14h, até porque um fantástico dia de Sol, rapidamente se transformou, num dia de temporal com vento e chuva forte.

O regresso com o Melo, foi feito "a abrir", mas Graças a Deus, chegamos sem nenhum osso quebrado...heheheh!

Até há próxima pescaria, em que irei introduzir algumas alterações na minha maneira de pescar, para ver se apanho alguma.




P.S. Eu não apareço nas imagens, mas não estranhem, é normal que só os "pescadores" é que têm direito a fotografias para mais tarde recordarem...heheheheh



Miguel Moreira

1 comentário: