sábado, 12 de março de 2011

Pesca ás Douradas Aveiro

Pesca ás Douradas na Ria de Aveiro, local de “Peregrinação” de milhares de Pescadores Lúdicos, nos meses de Junho a Outubro!!!

















Com este texto irei procurar transmitir-vos da maneira mais resumida, após mts quilómetros efectuados, nestes últimos anos, em busca deste fantástico troféu, as dicas que considero na minha prespectiva, mais importantes para a pesca desta espécie, a qual para mim, é a mais espectacular, pela sua dificuldade de captura, beleza e valor gastronómico.

Como o meu conhecimento de “marcas dos materiais” que utilizo é praticamente nulo, não farei referências a nenhumas.

Materiais:

Canas entre os 4,5m e os 5mts de preferência semi-parabólicas, carretos de combate (surfcasting), linhas multifilamento nunca inferiores a 0,22 mono de boa qualidade e espessura nunca inferior a 0,35 (esqueçam os fluorcarbonos), anzóis de carbono de preferência formato chinu, (1/0 a 3/0).

Iscos:

Neste local específico, não considero a Dourada um peixe “esquisito”, por isso poderão utilizar variadissímos tipos de isco, desde os habituais anelídeos (Casulo, Tiagem, Bicha Branca, Fole, Coreana, Ganso, etc), até aos iscos “duros” (Caranguejo Mole, Caranguejo Pilado, Mexilhão, Navalha, Amêijoa, etc).
Alguns dos Locais de Pesca:


Molhe de São Jacinto:

Este é o local de mais fácil acesso e por isso o mais frequentado (ás vezes chegam a estar mais de 1000 canas), pois é feito a pé, logo ao alcance de todos; é neste cais que as nossas “amiguinhas”, com tamanhos a rondar os 20 cms e as 200/300 grs de peso, começam a dar sinal por volta do inicio de Junho (não quero com isto dizer que não possam aparecer mais cedo e noutros locais); aqui é possível pescar “mais fino”, devido ao facto do fundo ser pouco rochoso, utilizando-se de preferência chumbadas piramidais (120/150 grs), com tensos compridos, apostando-se em lançamentos longos (60/80 mts).

Na época alta (Agosto a Outubro), é possível capturarem-se esporádicamente exemplares de bom porte.




Molhe das Vacas:

Este local situa-se em frente ao de São Jacinto e o acesso só é possível de barco; aqui podemos pescar para o Lado Norte (com menor profundidade) ou para o Lado Sul (com mt maior profundidade, pois é um “braço” da ria, que dá acesso á Sacor, logo local de passagem de navios de grande calado); neste pesqueiro fui lá poucas vezes, sem grande sucesso, no entanto é um local a explorar em dias de “lotação esgotada”, pois normalmente tem menos gente e sei de relatos de boas pescarias.


Molhe da 3ª Idade ou Reformados:

O acesso a este molhe é feito preferêncialmente de barco, e é considerado pela maior parte de quem pesca na Ria de Aveiro, o local de eleição para a captura das chamadas “Burras”, atendendo ao facto dos maiores exemplares saírem aqui. Está no enfiamento do bico do Molhe de São Jacinto, mesmo em frente á Rede e ao Triângulo. Caracteriza-se por uma zona +/- rochosa, com bastante profundidade; atendendo a estes factores, aconselho que se pesque (grosso), pois nunca se sabe o que poderá nos calhar em sorte e apostar em lançamentos na casa dos 40 mts.


Triângulo:


O famoso! O tão falado! O meu local de eleição!

Situado no lado Sul da Ria, com acesso só de barco este pesqueiro é sem sombra de dúvidas o mais exigente de todos, quer em materiais a utilizar, quer na parte mental e fisíca do pescador, pela configuração dos seus fundos (rocha + rocha + rocha), e pela existência de redes enterradas próximas da margem, que originam um cem nº de prisões, com ou sem peixe, no momento de recolher; recomendo quando a opção for este local, que levem chumbo qb, pesado e light (para ser utilizado consoante o estado da maré), linhas 0/grosso e não tenham problemas em utilizar no tenso, acabamento em cabo de aço!

Das muitas incursões que fiz a este local, considero-o o meu preferido porque sou amante de pouco mas bom, querendo com isto dizer que normalmente as capturas desta espécie são todas de “alto quilate” e como sou uma pessoa que gosta de desafios, vingar um peixe valente neste pesqueiro é uma satisfação a dobrar.

Quando devemos colocar as canas a pescar?

Atendendo ao facto de estarmos a falar de uma Ria, com correntes fortes tanto na baixa-mar, como na praia-mar, a melhor altura para se pescar é nas repontas das mesmas e nas duas primeiras horas de cada uma delas; esta recomendação não é “mandatória”, até porque como sabem em tudo á excepções á regra; por exemplo na 3ª Idade e mesmo no Triângulo, nas marés de Quarto, pesca-se tranquilamente com a maré a encher e é normalmente neste período que somos bafejados pelos maiores exemplares.


O que fazer com o peixe ferrado?

Ora ai está: O Momento da Verdade, em que teremos que lutar com toda a n/mestria com esta nobre espécie, que nunca se dá por vencida; para mim devido á extrema dificuldade destas capturas cada Dourada que pescamos é “Ouro”!

Existe uma expressão que para mim define o sucesso ou o incussesso que é: “DEIXA BATER”, e isto quer dizer o quê? Que nunca, mas nunca, deveremos contrariar o peixe; ele afunda, nós afundamos com ele, afunda vezes sem conta enquanto tiver forças e nós acompanhamos as vezes que forem necessárias; acreditem que é verdade, em anos anteriores os incussessos eram em catadupa, por querer “rebocar” Douradas na Ria de Aveiro, nada de mais de errado.

As Douradas para mim, são como as N/mulheres, querem é “mimo, muito mimo”!
Espero ter contribuído com estas minhas desinteressadas palavras, para que tenham inúmeras jornadas de sucesso, nesta Mitíca Ria de Aveiro.

miguel moreira

14 comentários:

  1. Olá amigo A. Melo!..
    Li atentamente os seus artigos e aonde o meu amigo diz; "Mítica Ria de Aveiro", eu porém, direi: "Ria Paradisiaca".
    Que saudades eu tenho ao recordar esses recantos lidíssimos.
    Parabéns e continuação,
    ArtCar

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo MELO daqui é o amigo xaca pescador das DOURADAS no triangulo, que concorda com algumas coisas aqui ditas. caso queiras entrar em contacto comigo fica aqui o meu mail marco.xaca@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. bom dia a todos
    agradecia que me dessem umas dicas sobre pesca ao fundo, boas canas, carretos, linha etc. um pouco sobre o melhor material a utilzar. costumo pescar na regiao de aveiro
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.

      O ideal seria que na próxima participação te identificasses, ou enviasses o teu email, para sabermos o nome da pessoa c/que estamos a falar.

      Ab e obg.

      Miguel Labrax

      Eliminar
  4. Poesia, obrigado pela descrição perfeita deste local fantástico.

    Paraty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paraty,

      Obrigado pelas simpáticas palavras!!!

      Ab.

      Miguel

      Eliminar
  5. caro amigo....Miguel, apesar de não o conhecer, permita-me que o trata como tal, para dizer que gostei da forma como diz as coisas, mesmo para um mau entender, percebe perfeitamente ser verdade e sinceridade, simplicidade na forma como diz. Quero lhe dar os parabens e um bem haja e se alguém merece o desejar boa sorte na pesca, voce merece, por isso boa sorte nas suas pescarias. Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marques, obrigado pelo comentário e votos de boa sorte para ti também, na pesca ás Douradas da Ria de Aveiro.

      Ab.

      Miguel

      Eliminar
    2. Boas pessoal.
      Como andam as Douradas no Triangulo?
      Talvez esta semana ainda ai vou...
      Na ultima pescaria à duas semanas que aí fui trouxe umas 15... Correu mesmo bem, vamos la ver como corre esta semana.

      Abraço pessoal,
      Fred

      Eliminar
  6. ola mto bom o blogue mas gostava de ser esclarecido de alguns factores ,em que mares fazemos boas pescarias nas nocturnas ou diurnas? e gostava de perguntar se a pesca á boia tb tem beneficios ou se é so ao fundo e para terminar se os locais de pesca sao só em s.jacinto ou se junto da torreira tb é possivel fazer boas pescarias ao robalo,sargos e douradas.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,
    Seria possivel alguém me informar de barcos em aveiro que transportam pessoas para a pesca no mar?

    Obrigada,
    FabioPinho

    P.S.: Se puderem respondam para: fabiopinho_@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo, sem querer ferir susceptibilidades, gostaria de fazer um pequeno reparo. É que tenho reparado que muitos pescadores dizem e escrevem praia-mar ao invés de preia-mar. Fica aqui esta observação com a melhor das intenções.
    Boas pescarias, amigo(s)!

    ResponderEliminar
  9. Amigos aonde em espinho se compra a bicha de espinho para pesca do robalo ,pois sou um principiante nesta andanças mas como dizem que a bicha de espinho é boa principalmente para o robalo e eu como já esperimentei pois esteve pessoal do norte uma vez aqui na barra e deixou algumas e foi com isso que pesquei alguns robalos acabou-se a bicha acabou-se os robalos aquilo é tipo minhoca do campo só que de agua salgada agradecia desde já se alguen soube-se alguma coisa um abraço a todos e boas pescarias joao silva jotuga@sapo.pt

    ResponderEliminar