segunda-feira, 28 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Pesca aos Sargos em Espanha III
Como estamos numa altura do Ano, favorável a este tipo de Pesca, nestes locais inóspitos e dificil acesso, onde abunda esta espécie de Esparideo, que tanto valor desportivo tem devido á elevada dificuldade em os capturar e ao seu alto valor gastronómico, levou-nos a mais uma incursão a estes fabulosos pesqueiros!!!
Finalmente e após muitos convites do meu Amigo Fredy, mas que por impossibilidade de agenda quer de um quer de outro, nunca tinhamos conseguido ir juntos, eis que surgiu esta oportunidade e com mais um companheiro 5 estrelas (Filipe), nos fizemos a mais uma aventura, na expectativa que desse-mos com os n/amigos, os tão desejados Sargos de Bitola!!

Partida por volta das 5 da manhã, imbuídos daquele espirito que caracteriza estes verdadeiros guerreiros das escarpas agrestes, com previsão de um dia sem vento, sol e mar bruto;

Chegados ao 1º pesqueiro, toca a montar os "canhões" de 7mts, e com o Mar a rabujar forte e feio, eis que o Fredy, ferra 3 seguidos, revelando-se um o Maior até ao final do dia.

Como o pesqueiro nas 1ªs horas do dia se revelou fraco, percebemos logo que iria ser um dia sofrível, em que teríamos que palmilhar serras e trilhos, para apanhar um peixe aqui outro acolá, mas sempre na esperança que dessemos com um local de peixe encardumado, o que infelizmente não viria a acontecer.

Picamos, quase todos os locais em que o Mar permitia este tipo de pesca (pião), e lá fomos apanhando um ou outro peixe, mas nada da Bitola que desejavamos.
Num dos pesqueiros, quando subi a falésia e enaquanto esperava que o Fredy e o Filipe regressassem, aproveitei para admirar a majestosa paisagem, tirar umas fotografias e fazer dois videos.

Da parte da tarde, saimos da zona onde estivemos, e já na baixa-mar, apanhamos mais 1/2 dúzia de peixes da bitola anterior, totalizando no final do dia 10 Sargos e um Bodião de 2 Kgs!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Pesca aos Sargos em Espanha II
No caminho, como é costume, só de conversa apanhamos peixe que nunca mais acabava, tal foi a quantidade de teorias e recordações de pescarias passadas.

Após 7 horas de pesca o saldo eram 2 sargos bonitos e 3 choupas pequenas e eu só bogas!!! Resolvemos então recuperar energias e parar para almoçar…
Acusei um pouco o desânimo de não apanhar nem um exemplar até que havia uma última luz (e que luz!) ao fundo do túnel. Era um pesqueiro muito bonito e diferente de todos os outros pois ali o mar borbulhava por todo o lado criando uma mistura de cores (azul, branco, verde era formidável) na água que pensei “é agora ou nunca…”.
Mal lançamos os piões eis que os nossos amigos finalmente apareceram. Foi o delírio naquelas pedras! Juntamo-nos todos e de uma forma organizada o festival começou. 1,2,3,4,10,18,28 sargalhusos tirados (semgalhalhuso lolol) em 2h30m até cair a noite. Foi uma alegria para todos ver no final a caixa a abarrotar de peixe. Os peixes eram de todos os tamanhos desde as 300gr ao 1,2 Kg sendo que comeram navalha e caranguejo da muda com grande vontade.
Terminada a pesca era hora de regressar e para nossa surpresa o carro onde fomos tinha sido assaltado (cuidado malta onde estacionam) partiram o vidro do condutor e felizmente roubaram apenas 30 euros e tabaco.
Nem assim o dia ficou estragado porque foi um prazer enorme pescar com estes amigos num ambiente fantástico de interação e camaradagem que nos deixou saudade mas com uma certeza que haverá próximos capítulos.
Um abraço
Frederico Meneses
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Pesca Embarcada (Leça da Palmeira)
Caímos em cima de um cardume de Peixe-Porco e foi uma tainada durante 1/2 hora, intervalada por algumas boas capturas Tucas... hummm, q bom!




