segunda-feira, 23 de julho de 2012

Douradas á Inglesa na Ria de Aveiro

Boa tarde Companheiros,

Como o prometido é devido, aqui fica o report prometido...

Mais uma incursão á Mitica Ria de Aveiro, na companhia dos meus Amigos, António Simões, Fernando (Remador) e António Melo, para uma pesca ás Douradas utilizando a técnica de Pesca á Bóia á Inglesa.

Chegados ao local de armas e bagagens, sim, porque para além da pesca também ouve direito a Grelhados, bebidas exóticas (Cubas Livres e Caipirinhas), Minis e Coca-Colas, toca a montar a tenda que as condições do pesqueiro prometiam bons resultados, o que na realidade veio a acontecer.

Canas de Bóia, na água, linhas no tenso entre os 0,18 para aqueles que gostam de arriscar um pouco mais e os 0,26 para os menos experientes, uma brisa ligeira e começam  aparecer as 1ªs "afogade-las" nas bóias Inglesas...uma ferrada aqui, outra acolá, outras a desferrar e a adrenalina a subir rapidamente!!!!

Infelizmente foi sol de pouca dura, já que tão depressa apareceram, como desapareceram...

O Sol já ia bem alto, e o calor apertava, quando decidimos fazer um break, para a "degustação" dos pitéus que levamos para o almoço...!

Ai sim, veio ao de cima a Veia de Barman, do Simões, brindando-nos com umas Cubas Livres e umas Caipirinhas bem agradáveis, que serviram para abrir o apetite á Malta, para os grelhados que se iriam seguir... de Topo mesmo!

Conversa para aqui, conversa para acolá, e já eram duas da tarde quando voltamos ao pesqueiro na expectativa de que com a maré a subir as nossas amigas Douradas, lá aparecessem para n/felicidade!

E não é que apareceram mesmo?

Iscos na água e começam as Embraiagens a cantar...zzzzzzzzzzzzz.....zzzzzzzz.... Ganapão, para aqui, ganapão para acolá...enfim o habitual nesta pesca, quando o peixe entra em força e com vontade de comer...

Escusado será dizer que a taxa de sucesso neste tipo de pesca é baixo, por este ou por aquele motivo..., mas no final do dia sentimo-nos recompensados, já que entre todos tinhamos apanhado alguns bons exemplares...de Douradas e Sargos!

Os iscos utilizados, foram o caranguejo pilado, caranguejo mole e camarão (desta vez os ralos, não funcionaram).

As canas utilizadas foram canas de bóia entre os 5 e os 6 mts.

Acredito que este tipo de técnica não seja muito utilizada na pesca a esta espécie na Ria de Aveiro, mas os resultados estão á vista, por isso.... têm que experimentar!

Nota importante: Com linhas acima dos 0,26, deixamos de sentir peixe!!!!

Espero com este relato ter-vos despertado a curiosidade de experimentarem esta forma de pescar ás Douradas....

Abraço.

Miguel



terça-feira, 17 de julho de 2012

Douradas na Ria de Aveiro

Boa tarde Companheiros,

Estava a ver que o Verão passava e nem um report com peixe, conseguíamos publicar, pois as condições climatéricas aqui no Norte de Portugal, têm estado miseráveis com Nortadas sucessivas, que têm impossibilitado a prática deste hobbie que tanto gostamos, quer pelo desconforto que causam, quer pela baixa temperatura das águas, que afastam o peixe.

Apesar de tudo, eu e o Pedro enchemo-nos de "coragem" e de "vestuário quente"...heheheh,  e lá nos mandamos a semana passada para uma pescaria na Ria de Aveiro, apesar das previsões serem bastante adversas.

Chegada a S.Jacinto, por volta das 5 da matina, com o objectivo de apanhar o Bico do Molhe das Vacas, vazio, para fazer-mos a baixa-mar,  mas saiu-nos mais uma vez o tiro pela culatra, pois já desde as 4H, que estava a malta á espera do 1º barco com o mesmo objectivo!!!

Conclusão: Só passando lá a noite com os "ratos" por companhia é que talvez conseguisse-mos esse pesqueiro desocupado...!

Mudança de estratégia e tb por influência do vento forte previsto, toca a rumar para o Cais da 3ª Idade, com as expectativas em baixa, mas sempre na esperança que por lá andassem as nossas desejadas Douradas...

O objectivo desta ida á Ria, também se deveu ao facto de querer-mos testar um isco pouco usado, a norte, os tão afamádos Ralos, abundantes a Sul e já com provas dadas.



Para além deste novo "Pitéu", levamos os habituais Caranguejos Moles, Navalha e Casulo.

Montado o Arsenal de 6 canas, e como a maré ainda estava a subir, as 1ªs horas de pesca foram mesmo para sofredores, já que tinhamos que estar em cima do Molhe com ventos ciclónicos e o sol ainda bastante fraco... faltou pouco para desistirmos, mas como somos pescadores de Fé...hehehh, lá nos aguentamos até á baixa-mar.

Ao fim de 6 horas de pesca, nada de Douradas, apenas, algumas Sarguetas sem medida, sacadas pelo "Especialista" em peixe miúdo (Pedro)..heheheh.

Vamos embora, não vamos, vamos, decidimos ficar para a reponta da maré e mais uma horita a subir na esperança que aparecesse alguma Dourada perdida e ainda bem que o fizemos, pois o "Especialista", teve a felicidade e a destreza de capturar uma Kileira, por sinal a única que por lá saiu, aos poucos pescadores/sofredores que por lá passaram o dia.



Para terminar, o isco que capturou o exemplar atrás mencionado, foram os tais afamádos Ralos!!!!, o que pelo menos serviu para comprovar que funciona, mesmo num local onde não existe...

Esta semana já estou de volta ao trabalho, mas prometo que no fim de semana, lá voltaremos com a mesma vontade, e quem sabe com um novo report...

Abraço.

Miguel